releitura da inquietude

.………………………………………………………..
♪ para ouvir lendo ● sleep alone – two door cinema club

rekha garton

às vezes sentimos vontade de escrever simplesmente para externar algo que não sabemos ao certo o que é – e por mais que esse algo grite dentro de nós, se perde nos pensamentos corridos de uma calma quarta-feira, de uma tensa quinta-feira e desaparece no caos da sexta-feira. já tentei identificar o que poderia ser essa inquietude, esse pleno desejo de unir palavras e lhes dar força. porém, de nada adiantou, ainda não sei descrever o como ou o por quê ou, apenas, o quê. às vezes, confesso, não sei nem descrever como sou capaz de cometer certas atitudes. certas escolhas. fome de viver escondida sob a palavra “loucura”.

mas posso descrever sobre meus novos signos, meus novos códigos, minha nova vida. sinto-me livre e distante de quase tudo o que me fazia ter dúvidas. na contra-mão do novo, passei a comprar filmes em dvd, a beber soda italiana, a comer brócolis misturado com couve-flor. voltei a usar salto alto sem dor na consciência, creme hidratante com aroma de morango, alargadores de aço. agora, uso cola líquida com a mesma destreza da em bastão e o estilete tornou-se tão amigo meu quanto as tesouras já eram. meus cadernos parecem nunca ter fim e a cada sentimento novo penso num filme, me caso em segredo com uma música, silencio um trecho do livro do mês.

o mundo nunca me pareceu tão distorcido. mas agora, sou munida de ferramentas para tomar conta dele – ou pelo menos, para dar conta de um pedacinho que seja dele. já não me perco mais como antes, nem mesmo desanimo diante das demonstrações impiedosas de sarcasmo e mentiras… ao contrário, vejo nelas a força que faltava para que tudo fizesse sentido, finalmente. a inquietude faz parte. é o que completa, o que define, o que transforma. é o que faz com que eu continue tentando. que me faz levantar e acumular energia para acreditar que, um dia, eu alcançarei a quietude ao lado de você.

*com trechos do “inquietude”, escrito em 29 de janeiro de 2009

